Conselhos técnicos

 

 

 

 

INFORMAÇÃO TÉCNICA

 

Normas e procedimentos para o bom funcionamento de Máquinas de Lavar Louça industriais.

 

1_A máquina de lavar louça industrial utilizada na restauração é importante alternativa á lavagem manual da louça. Representam uma mais valia no serviço e se estiverem em boas condições de funcionamento, proporcionam uma melhor qualidade no tratamento das louças, esterilização de peças lavadas, bem como uma completa secagem da louça.

2_Mas, para que estas condições se mantenham HÁ QUE TER EM CONTA ALGUNS FACTORES MUITO IMPORTANTES.

 

3_ Poderemos considerar quatro etapas, ou fases,  para a completa e eficaz lavagem da louça; Preparação, Lavagem, Enxugamento e Evaporação.

 

 

FASES

Situação

Temperatura

Preparação

 

Consiste na preparação da louça, retirando detritos e restos de alimentos, lavando com ducha ou mergulhando em água fria. Carregar o cesto de maneira a que a água possa circular entre a louça.

 

 

Fora da Máquina

 

Agua fria sem detergentes

Lavagem mecânica

 

A agua do tanque deverá ter detergente adequado, relativamente á sua quantidade.

A bomba fará circular água á pressão, sobre a louça, em circuito fechado, durante o tempo programado

 

Dentro da máquina

 

 

(Não consome água)

 

 

 

45 Graus

Enxugamento/esterilização

 

Após a lavagem com a água do tanque, o programador acciona o ciclo de enxugamento. Fazendo circular água a partir da caldeira, com auxílio de bomba (nas máquinas de maior capacidade) ou com a pressão da rede.

 

Dentro da Máquina

 

Admissão de secante/abrilhantador

 

 

Água da caldeira 90 ºC

 

Pressão mínima de agua de rede 2 B

Evaporação/ Secagem

 

Imediatamente após o final da lavagem o cesto deverá ser retirado para o exterior a fim de permitir que aconteça a ultima, mas também muito importante fase; a Evaporação, que acontece logo após o enxugamento. Se utilizar um bom secante a louça ficará rapidamente seca.

 

 

Fora da Máquina

 

 

Temperatura ambiente

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como vimos, a única água que a máquina consome, para fazer uma lavagem completa será a agua que admite na fase de enxugamento ( média 2 litros). A Agua do tanque dará para cerca de 12 lavagens.

O consumo energético da máquina de lavar depende quase todo do valor das resistências, e do tempo necessário para aquecer a água da caldeira e do tanque. A quantidade das lavagens efectuadas não irá aumentar significativamente o consumo energético.